2012 | Projeções : Patricia Gouvêa

Para finalizar a noite de sexta-feira (20 de set), o Pequeno Encontro da Fotografia selecionou uma série de projeções.

A carioca Patricia Gouvêa é uma das artistas que poderemos fruir em plena Praça do Carmo, em Olinda.

Graduada em Comunicação pela ECO/UFRJ, é Especialista em Fotografia e Ciências Sociais (UCAM) e Mestre em Comunicação e Cultura na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem (ECO/UFRJ), com pesquisa sobre o tempo na imagem contemporânea. Começou sua carreira profissional em 1997 no Curso Abril de Jornalismo em Revistas.

Em 2002, ganhou o prêmio de melhor portfólio com a série Imagens Posteriores no “Encuentros Abiertos de Fotografía” de Buenos Aires, principal festival da América Latina, e a partir daquele ano passou a dedicar-se a seus projetos pessoais e à direção do Ateliê da Imagem, espaço cultural fundado em 1999, voltado ao ensino, pesquisa e produção da imagem no RJ. Sua pesquisa volta-se principalmente para os desdobramentos da noção de Tempo, priorizando a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces.

Em 2003 realizou sua primeira individual na Galeria Lana Botelho Artes Visuais. Desde então, realizou exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Tem obras em coleções institucionais (MNBA/RJ) e privadas como (Joaquim Paiva (BR), Solita Mishan (EUA), Cesar Gavíria (CO), entre outras.

Lançou em 2011 “Membranas de Luz: os Tempos na Imagem Contemporânea (Azougue Editorial), fruto de sua dissertação de mestrado, participou dos livros “Fotografia no Brasil: Um olhar das origens ao contemporâneo (Angela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino – Rio de Janeiro: Funarte, 2004)”, “Nueva Fotografia Latinoamericana: Cuerpos (Buenos Aires: Synchromy/La Sombra, 2006), “A Criação do Mundo – Fotografia Contemporânea Brasileira (Curadoria de Éder Chiodetto. São Paulo: Fotô Produção e Consultoria em Imagem e Arte, 2010)”, O Brasil passa pelo SESC (Rio de Janeiro: SESC – Departamento Nacional, 2011) e “Laços de Família: etnias do Brasil. São Paulo: Tempo & Memória, 2012” e tem 1 livro no prelo: “Imagens Posteriores (Ed.Réptil)”.

Em 2012 foi selecionada para o III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia | Memórias da Imagem.

Acesse: patriciagouvea.com e no vimeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s