2014 | Confirmada 3º oficina dentro do Pequeno Encontro da Fotografia

Imagem

Confirmada 3º oficina dentro do Pequeno Encontro da Fotografia

O olhar direto como postura, a narrativa como discurso. Esse é o nome da terceira oficina confirmada para ser realizada dentro da programação da 2º edição do Pequeno Encontro da Fotografia, que acontece entre os dias 21 e 24 de maio, no Sítio Histórico de Olinda.

O workshop, ministrado pelo fotógrafo Felipe Russo (SP), propõe uma aproximação da fotografia como prática. Uma filosofia da imagem calcada no fazer, no encontro do autor com o mundo mediado por uma ferramenta que possui características específicas e únicas. Uma fotografia na qual a autoria não se marca na superfície das imagens mas na forma como cada autor articula suas ideias através de uma postura de crença e busca.

O curso, com conteúdo teórico, se fundamenta na discussão de textos de John Szarkowski, Robert Adams, Stephen Shore, Tod Papageorge e Gerry Badger e na análise de trabalhos específicos de artistas contemporâneos.
Felipe Russo – seu trabalho investiga nossa relação com o espaço e os objetos construídos especialmente nos grandes centros urbanos. Nos últimos anos, tem se dedicado a olhar para a região central da cidade de São Paulo, onde vive, e trabalha.

Recém formado no turma de 2013 do International Limited -Residency Photography MFA da Universidade de Hartford ( EUA ) o fotógrafo é professor da Escola Panamericana de Arte e Design e do Madalena Centro de Estudos da Imagem.

Seus trabalhos integram coleções publicas e privadas como a da Maison Europenne de La Photographie em Paris e foram parte de exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, EUA, França e Guatemala.

 

As incrições para a oficina de Felipe Russo, assim como as demais oficinas (João Urban/21, 22 e 23 de maio, tarde/14h – 17h; e de Ricardo Hantzschel (22 e 23 de maio, tarde/14h – 17h; e 24 de maio, manhã/9h – 12h); além da leitura de portfólio com João Urban (22 de maio, manhã/9h – 13h) e Patrícia Gouvêa (idem) podem ser feitas até o dia 14 de abril. Basta preencher o formulário de inscrição acessando os links abaixo:

* Oficinas: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?usp=drive_web&formkey=dGwyMV9YdTFtNEpNZ2s0MXRoRXoyTHc6MA#gid=0

* Leituras de Portfólio: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?usp=drive_web&formkey=dG9FNXU2VllOSDBfWTVGbGZ5eWZQdlE6MA#gid=0

Programação das Oficinas:

– Felipe Russo:
21, 22 e 23 de maio, tarde (14h – 17h).

– João Urban:
21, 22 e 23 de maio, tarde (14h – 17h).

– Ricardo Hantzschel:
22 e 23 de maio, tarde (14h – 17h).
24 de maio, manhã (9h – 12h).

Programação das Leituras de Portfólio:

– João Urban:
22 de maio, manhã (9h – 13h)

– Patrícia Gouvêa:
22 de maio, manhã (9h – 13h)

Sobre os convidados:

– Felipe Russo (SP)
O OLHAR DIRETO COMO POSTURA, A NARRATIVA COMO DISCURSO – A oficina propõe uma aproximação da fotografia como prática. Uma fotografia na qual a autoria não se marca na superfície das imagens, mas na forma como cada autor articula suas ideias através de uma postura de crença e busca. Felipe Russo é recém formado pelo International Limited – Residency Photography MFA da Universidade de Hartford (EUA). O fotógrafo é professor da Escola Panamericana de Arte e Design e do Madalena Centro de Estudos da Imagem. Seus trabalhos integram coleções públicas e privadas como a da Maison Europenne de La Photographie em Paris e foram parte de exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, EUA, França e Guatemala.
Para conhecer mais do trabalho de Felipe Russo: http://feliperusso.com/

– João Urban (PR)
A PRESENÇA DO RETRATO NA FOTOGRAFIA DOCUMENTÁRIA – A oficina abordará a trajetória do fotógrafo que tem uma atuação marcante na documentação, tendo participado de três Bienais de São Paulo, ganhador de diversos prêmios, incluindo uma Bolsa Vitae, além de exposições no Brasil e no exterior. Os participantes da oficina também produzirão ensaio de retrato nas ruas de Olinda, com análise e discussão prática.
Para conhecer mais do trabalho de João Urban: http://www.joaourban.com.br

– Patricia Gouvêa (RJ)
Artista visual, trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Seu trabalho prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa. Entre 2005 e 2009 fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obssessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior. Publicou 2 livros: “Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea” (2011) e Imagens Posteriores (2012), e participou de muitos outros. Foi uma das fundadoras da Agência Foto In Cena (1995/98) e do Ateliê da Imagem (1999), espaço cultural dedicado à pesquisa, reflexão e produção da imagem no Rio de Janeiro, no qual atuou como diretora artística até dezembro de 2013. (texto retirado de seu site pessoal)
Para conhecer mais do trabalho de Patrícia Gouvêa: http://www.patriciagouvea.com/

– Ricardo Hantzschel (SP)
EDIÇÃO DE IMAGENS – A oficina trabalhará noções de edição através de dinâmicas e de exercícios práticos. Ricardo Hantzschel é fotógrafo desde 1987 e integra o projeto “Cidade Invertida”. É professor da faculdade Senac de São Paulo e venceu o prêmio Porto Seguro (2003).

Para conhecer mais do trabalho de Ricardo Hantzschel:http://www.fotopositivo.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s