2014 | Expedição Fotográfica – Circuito

Neste ano de 2014, o Pequeno Encontro da Fotografia traz um roteiro voltado para monumentos, cotidiano e paisagens, que irá reunir diversos fotógrafos e quem mais quiser agregar a esta ação, que percorrerá ruas e ladeiras do Sítio Histórico de Olinda.

O ponto de partida será no sábado (24/05) às 14h em frente à Igreja do Amparo, construída em 1613 pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, onde será realizada a primeira visita.

Saindo do Amparo, seguindo a Rua Saldanha Marinho vamos ao Alto da Sé: Igreja da Misericórdia devoção a Nossa Senhora da Luz, anexo o Convento da Santa Casa da Misericórdia construída em 1540.

Em seguida a parada é no Observatório de Olinda, construído na década de 1880. Entre 1922 e 1960 funcionou nele o observatório meteorológico. Restaurado na década de 2000, recebeu uma cúpula que possibilita a instalação de telescópios.

A Sede da Escola de Samba Preto Velho vem logo depois, onde tem as tradicionais rodas de sambas aos domingos.

Caixa d’água e elevador panorâmico, construída em 1934, quando foi usado pela primeira vez no Brasil o cobogó, como elemento de ventilação e decoração. Em 2011, foi instalado um elevador panorâmico o que possibilita a vista privilegiada de Olinda e Recife.

Palácio de Iemanjá segundo a oralidade foi um pedido das entidades para que Pai Edu abrisse uma casa, ele foi um dos mais conhecidos sacerdotes do candomblé no Brasil, principalmente entre as décadas de 1970 e 1990. O Palácio de Iemanjá recebeu personalidades como Clara Nunes, Gilberto Freyre, Chico Anísio entre outros. Pai Edu é considerado por muitos o homem que aproximou o candomblé da alta sociedade, aumentando o conhecimento sobre a religião e reduzindo o preconceito.

Catedral da Sé, Erguida pelo donatário de Pernambuco Duarte Coelho, foi levantada sob a invocação de Nosso Senhor Salvador do Mundo. Após incêndio em 1631 e expulsão dos holandeses, foi reconstruída em 1676 e elevada à categoria de Catedral, onde neste período era criado o Bispado de Olinda. No local encontra-se o túmulo do arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Hélder Câmara e Padre Henrique morto no período da ditadura militar.

Seminário de Olinda Convento de Nossa Senhora das Neves e Colégio Jesuíta.

Seguindo pela Av. Luiz Gomes até a R. Frei Afonso Maria vamos chegar ao Farol de Olinda, O Farol foi construído no Morro Serapião, para sinalização de quem esta em alto mar.

Por fim, chegaremos à Praça do Amaro Branco onde vamos visitar o Coco do Pneu, onde acontece todo último sábado do mês um encontro realizado por coquistas da comunidade e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Oriente, grupo que desfila em Olinda e Recife divulgando a cultura do Samba.

E para finalizar o roteiro, vamos visitar à casa de Ana Lúcia, moradora do Bairro do Amaro Branco onde vive desde a infância disseminando a cultura do pastoril, acorda povo e do coco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s