2014 | “Caos-mundo” é tema da palestra de João Castilho no Pequeno Encontro

Crédito: João Castilho

João Castilho é artista visual com várias exposições e prêmio no currículo. Seu trabalho está espalhado pelo Brasil e exterior, onde participa regularmente de coletivas como Elóge du Vertige, Maison Européenne de la Photographie, Paris (2012); Mythologies, Shiseido Gallery, Tóquio (2012), Encubrimientos e Photoespaña, Madri (2010). Entre os prêmios, o Ibram de Arte Contemporânea (2012), Projets de Création Artistique (2011), Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2010), Prêmio Conrado Wessel de Arte (2008).

Além das obras, vários livros publicados como Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (2008).

Dentro do Pequeno Encontro da Fotografia, Castilho dará a palestra com o tema “Caos-mundo”, que contará com a mediação de Ana Lira, jornalista, com especialização em Teoria e Crítica de Cultura. E ainda lançará, no Recife, o seu Hotel Tropical. No primeiro dia, a publicação pode ser encontrada na Exposição de João Urban, no Mercado da Ribeira; na quinta e sexta-feira durante as palestras programadas para a Praça do Carmo; e no sábado (24/05), último dia do evento, durantes as projeções na “caixa d’água”.
Pequeno Encontro – Há quantos anos atua na fotografia?

Há cerca de 10 anos.

Pequeno Encontro – Já veio a Pernambuco? Participar de eventos de fotografia? Quando e quais eventos?

Já fui algumas vezes a Pernambuco para palestras e para expor na Fundação Joaquim Nabuco.

Pequeno Encontro – Qual a expectativa em relação ao Pequeno Encontro da Fotografia e a atividade para a qual foi convidado?

Quando a minha fala espero que gostem do que tenho a dizer e mostrar e que possamos conversar um pouco. Sobre o evento espero encontrar velhos amigos e fazer novos.

Pequeno Encontro – Para você, como um evento dessa natureza ajuda na divulgação e ampliação da cadeia produtiva fotográfica?

É super importante para as trocas de conhecimento, de informação e para a circulação das ideias e das imagens.

Pequeno Encontro – Um trabalho importante na carreira.

O que estou fazendo atualmente, estou bem feliz e motivado. Se chama Zoo, é uma série de fotografias que mostra animais selvagens que foram deslocados para ambientes domésticos.

Pequeno Encontro – Falar um pouco sobre o livro Hotel Tropical, que pretende lançar aqui.

Hotel Tropical abarca uma arquitetura tropicalmente inventada no dia a dia. Uma arquitetura das soluções, das respostas, dos anseios, dos fracassos. Arquitetura da criatividade, da gambiarra, da diversidade. Uma arquitetura estrábica. Para alguns uma anti-arquitetura, já que prescinde de projeto para se desenvolver. Ela é orgânica, viva, incerta, está sempre em construção, sempre estendendo seus tentáculos um nível acima, um cômodo abaixo.

Pequeno Encontro – Mensagem ao público de Pernambuco interessado em conhecer o seu trabalho por meio da palestra Caos-Mundo.

Caos-mundo é sobre o choque, o entrelaçamento, as repulsões, as atrações, as conivências, as oposições, os conflitos entre as culturas dos povos no mundo contemporâneo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s