2014 | É hoje! Pequeno Encontro da Fotografia

Interior de casa pioneira de descendentes de imigrantes ucranian

É dada a largada para a segunda edição do Pequeno Encontro da Fotografia

Durante quatro dias de evento, várias ações entre palestras com Gilvan Barreto, João Castilho e Patricia Gouvêa; oficinas com Felipe Russo, João Urban e Ricardo Hantzschel; além de expedição fotográfica, lançamentos de livros, projeções e exposições espalhadas pelo Sítio Histórico de Olinda

A partir de hoje até o próximo sábado, 24 de maio, acontece a 2ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia, mexendo com a paisagem do Sítio Histórico de Olinda, ocupando equipamentos públicos, praças e ruas da cidade alta. O evento é dedicado à promoção do diálogo entre variadas linguagens e mídias no campo da fotografia, e conta com incentivo do Funcultura, numa realização dos fotógrafos Maria Chaves, Eduardo Queiroga e Mateus Sá, e apoio da Pousada 4 Cantos, AESO – Barros Melo e Prefeitura de Olinda.

Durante quatro dias, o Pequeno Encontro da Fotografia contará com uma intensa programação de palestras, oficinas, exposições, projeções, expedição fotográfica e lançamentos de livros, entre outras atividades, proporcionando um diálogo entre o público interessado (participantes), moradores da cidade e importantes nomes do cenário da fotografia nacional como Ricardo Hantzschel, João Castilho, João Urban, Gilvan Barreto, Felipe Russo e Patrícia Gouvêa, fortalecendo, assim, de maneira orgânica, a rede criativa da Fotografia no Brasil.

A cada edição, o evento pretende motivar um assunto de interesse específico deste campo da produção artística, cada vez mais multifacetado. Na sua primeira edição, realizada em setembro de 2012, contemplou a temática da hibridização dos meios tecnológicos, e de suas reverberações na área do pensamento e do fazer intermidiático na área da fotografia. Já nesta segunda edição, o encontro pretende esticar o fio da meada fotográfica, tencionando as variadas áreas de atuação e experimentação do fazer fotográfico. A ideia é proporcionar aos participantes do evento o contato com essas diferentes formas de praticar a fotografia.

ABERTURA – Hoje (21/05), primeiro dia de evento, já começa com oficinas à tarde (Felipe Russo e João Urban), e com a abertura, simultânea, às 19h, de todas as exposições incorporadas à programação do evento espalhadas pelo Sítio Histórico de Olinda, convidando as pessoas a circularem pela cidade alta. Destaque paraa mostra inédita no NordesteAproximações”, de João Urban, no Salão do Mercado da Ribeira, e para “Minha Olinda”, de Roberto Rômulo, no Tribuna Sabores Ibéricos.

A coordenação do evento informa, no entanto, que é muito importante que o público consulte, depois dessa abertura “oficial”, os horários de funcionamento dos espaços que abriga a exposição que deseja visitar.

OFICINAS – Nesse sentido, para dar conta do “tema”, serão realizadas três oficinas, com os fotógrafos João Urban (PR), Felipe Russo (SP) e Ricardo Hantzschel (SP), além da leitura de portfólios, com João Urban e Patrícia Gouvêa (RJ). Essa última atividade, com uma manhã inteira de evento reservada para ela.

O curitibano João Urban, especialista em fotografia documentária, paisagens naturais, urbanas e retratos; dará uma oficina sobre “A presença do retrato na fotografia documentária” com projeções comentadas de trabalhos de fotógrafos que são referências na sua carreira. A oficina acontece durante as tardes dos dias 21, 22 e 23/05, das 14h às 17h.

A segunda oficina será ministrada pelo fotógrafo Felipe Russo (SP), e terá como tema “O Olhar direto como postura, a narrativa como discurso”. A oficina, que acontece nos dias 21, 22 e 23, das 14h às 17h, se propõe a uma aproximação da fotografia como prática. Uma fotografia na qual a autoria não se marca na superfície das imagens, mas na forma como cada autor articula suas ideias através de uma postura de crença e busca. Felipe Russo é recém formado pelo International Limited – Residency Photography MFA da Universidade de Hartford (EUA) e ensina na Escola Panamericana de Arte e Design e no Madalena Centro de Estudos da Imagem.

A terceira e última oficina será dada por Ricardo Hantzschel (SP), nos dias 22, 23 (à tarde) e 24/05 (manhã). Ricardo há sete anos integra o premiado projeto Cidade Invertida, do qual é idealizador e coordenador, formado por fotógrafos, educadores e artistas com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos. Na oficina, o trabalho de edição de imagens, a partir de dinâmicas de grupo e jogos de edição.

PALESTRAS e PROJEÇÕES – Além das oficinas, o público poderá assistir as projeções, que começam às 19h, com duração de meia hora, com imagens de trabalhos de fotógrafos de vários estados brasileiros. Na sequência, tem início as palestras, como parte da programação da noite da quinta e sexta-feira. Entre os convidados, o fotógrafo pernambucano, radicado no Rio, Gilvan Barreto, que teve o seu “O Livro do Sol” como o grande vencedor da 12ª edição do prêmio FCW de Arte, promovido pela Fundação Conrado Wessel (FCW), um dos mais importantes do País, fala sobre o processo de criação do livro. Junto com ele, na mesma noite, quinta-feira, 22, a fotógrafa Patrícia Gouvêa fala sobre “Fotografia e Tempo como pesquisa artística”. As palestras terão a mediação do fotógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Afonso Jr.

No dia seguinte, sexta-feira, 23/05, no mesmo horário, a mesa contará com Ricardo Hantzschel, que vai falar sobre o tema “Imagem e Educação – A experiência do projeto Cidade Invertida” e de João Castilho, com o tema “Caos-mundo”, contando com a mediação de Ana Lira, jornalista, com especialização em Teoria e Crítica de Cultura, com ênfase em crítica fotográfica, pela Universidade Federal de Pernambuco, e fotógrafa independente/freelancer.

LEITURA DE PORTFÓLIOS – Amanhã (quinta-feira, 22/05) será toda reservada para a leitura de portfólios com os fotógrafos João Urban (PR) e Patricia Gouvêa (RJ), artista visual que trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Seu trabalho prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, em que a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa.

LIVROS – Um evento como este se torna também uma oportunidade para que os fotógrafos convidados, que tenham publicações no mercado, possam fazer a promoção do seu trabalho aqui também. É o caso de Patricia Gouvêa que traz na bagagem os livros “Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea”, de 2011; e “Imagens Posteriores”, de 2012, e Gilvan Barreto, “O Livro do Sol”, de 2014. Assim como eles, João Castilho irá lançar “Hotel Tropical”, de 2013. Além dessas publicações, o evento montará um estande itinerante para a venda de livros dos fotógrafos.

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA – neste ano de 2014, a expedição fotográfica, no sábado, 24 de maio, a partir das 14h, traz um roteiro voltado para monumentos, cotidiano e paisagens que irá reunir diversos fotógrafos e quem quiser agregar a esta ação que percorrerá ruas e ladeiras do Sítio Histórico de Olinda.

Confira agora a programação das exposições que abrem hoje!

Exposições
| 21 a 24 de maio*
Exposições
*O período e horários para a realização de cada exposição pode variar de acordo com a disponibilidade
dos espaços em abrigá-las por um período maior.
.Aline Mariz – Pela Pele
IPHAN Olinda
Rua do Amparo, 59
Seg – Sex: 9h – 12h / 13h – 17h

.Ana Fonseca – Meninos D’água – VÊ!
Centro de Cultura Luiz Freire
R. 27 de Janeiro, 181
9h – 18h

.Chico Ludemir – Entre
AESO Barros Melo (Sítio Histórico)
R. de São Bento, 200
9h – 19h

.Claudia Rangel – Sampacity
Casbah
R. 27 de Janeiro, 07
a partir das 19h

.Coletivo FOPE – A Imagética da Marim dos Caetés
Galeria Malocartes
R. Bernardo Vieira de Melo, 97-B
9h – 19h

.Diego Di Niglio – Instantâneas da África
Praça do Carmo
9h – 22h

.Elenilson Soares – Portfólio
Restaurante Cozinha Divina
Av. Sigismundo Gonçalves, 290
11h – 21h
.Élida Nascimento – Lápis-lazúli
Estação 4 Cantos (1º andar)
R. Prudente de Morais, 440
14h – 21h

.Guga Soares – Oh’Linda-Lux
Praça do Carmo
9h – 22h

.ICEI Brasil – Olinda Patrimônio Cotidiano – Memória Coletiva de seus Moradores
ICEI Brasil
Ladeira da Misericórdia, 58
8h – 18h

.João Urban – Aproximações
Salão do Mercado da Ribeira
R. Bernardo Vieira de Melo, s/n
9h – 19h

.Josias Teófilo – Fragmentos
Galeria Café Aloma Bandeira
Rua do Amparo, 03
A partir das 19h

.Kelly Lima – Eu Cientista
Casbah
R. 27 de Janeiro, 07
a partir das 19h

.Luca Fiorini – Cores em Movimento
Trattoria Don Francesco
R. Prudente de Morais, 358
Ter – Sex: 12h – 15h / 19h – 23h
Sáb – 19h – 24h
Dom – 12h – 16h

.Mitsy Queiroz – Diáfano
Estação 4 Cantos (1º andar)
R. Prudente de Morais, 440
14h – 21h

.Nathália Verony – Relatos de uma Realidade
Casbah
R. 27 de Janeiro, 07
a partir das 19h

.Roberto Rômulo – Minha Olinda
Tribuna Sabores Ibéricos
R. de São Bento, 210
12h – 16h / 18h – 23h

.Robsonn Dias – Sentimentos
Canto dos Artistas
R. Prudente de Morais, 351/355
10h – 22h

.Thercles Silva – Ex-votos Equirretangulares
Espaço Cultural Terraço de Olinda
R. 07 de Setembro, 109
14h30 – 20h30

.THI – Natureza
Estação 4 Cantos (Café)
R. Prudente de Morais, 440
14h – 21h

.Umcorpo – Corpo Coletivo
IPHAN Olinda
Rua do Amparo, 59
Seg – Sex: 9h – 12h / 13h – 17h

.Vinicius Vieira – El Condor Pasa: Odisséia Andina
Minas Bistrô
R. de São Bento, 179
A partir das 15h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s